Enfermagem

O curso de bacharelado em Enfermagem forma profissional qualificado para atuar no atendimento preventivo, curativo e de emergência da população. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a qualidade do atendimento de saúde, principalmente na rede pública.

A duração do curso é de cinco anos, com aulas teóricas presenciais e aulas práticas, no período diurno, de segunda a sexta-feira e aos sábados, quando necessário.

A partir do terceiro período, o aluno já terá contato com a prática clínica profissional, sempre acompanhado por professores capacitados que o ajudarão na total interligação entre a teoria e a prática, colocando-o frente a frente com sua realidade profissional futura, sempre aproximando as realidades de mercado na área de saúde.

Atributos do Profissional de Enfermagem

O enfermeiro deve estar tecnicamente capacitado para cuidar da saúde do ser humano, sendo capaz de prestar assistência integral, tendo em vista a recuperação, manutenção e promoção da saúde das pessoas, sempre com atenção à qualidade e humanização do atendimento. Espera-se do profissional de Enfermagem que tenha conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de sua profissão.

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem é bem amplo, podendo atuar em unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados, clínicas, creches, abrigos para idosos e unidades de atendimento de urgência e emergência, em conjunto com outros profissionais da área. Pode trabalhar também como profissional autônomo em atendimento a domicílio ou em consultório, e ainda no ensino e na pesquisa em saúde.

O profissional de Enfermagem tem atuação muito abrangente, podendo prestar assessoria e/ou auditoria para instituições da saúde ou indústrias de produtos farmacêuticos e médico-hospitalares.

O Curso de Enfermagem/Bacharelado terá à disposição 4 (quatro) laboratórios didáticos especializados. A estrutura laboratorial planejada para atender ao curso de Enfermagem das Faculdades Dom Bosco integra o espaço dos “saberes e fazeres” daqueles que estão aprendendo e dos que estão se formando, criando oportunidades de aprendizado com segurança e tecnologia aos graduandos.

Laboratórios de microscopia e de saúde humana
Para aprendizado das ciências básicas da saúde, com equipamentos modernos, de ótima qualidade, adquiridos novos e com garantia de qualidade do fabricante.

Entre os equipamentos figuram Microscópios Ópticos e Lupas Estereoscópicas (com dispositivo para fotografia digital da imagem microscópica) além de peças para estudo de anatomia. Já contam com infraestrutura e tecnologia específicas que serão ampliadas para atender às diferentes necessidades dos  cursos.

Laboratório de Habilidades em Enfermagem (em construção)
Destina-se ao desenvolvimento das disciplinas específicas teórico-práticas, que antecedem ao atendimento ao ser humano, diminuindo os impactos psicológicos dos estudantes na hora de realizarem seus procedimentos em Unidades de Saúde e dando, tanto ao professor como ao aluno, suporte de treinamento e simulações de situações nas mais diversas áreas de atuações. Seus Bonecos e partes específicas do corpo, darão a oportunidade de treinamento  básico para demonstrações de técnicas, que posteriormente serão executadas em seus campos nas instituições conveniadas, diminuindo as margens de erro e aumentando grau de segurança de nossos alunos.  O ambiente foi planejado com objetivo de promover a familiarização do aluno com a realidade que encontrarão durante seu aprendizado na assistência técnica e situacional.  Este laboratório, com um ambiente semelhante ao hospitalar e ambulatoriais,  com manequins de simulação para procedimentos, é de máxima importância, pois minimiza os impactos psicológicos na hora da execução junto ao paciente, desenvolve a destreza para execução segura dos procedimentos diminuindo o  risco de possíveis erros. No planejamento de sua área física, foi  levado em conta todas as exigências necessárias para permitir a visualização de um ambiente ideal de assistência.

Laboratório Clínico de Enfermagem – LCE (em construção)
Será usado em  procedimentos realizados  no atendimento aos alunos e professores o AEDB  e a população próxima a instituição, para complementar as ações das disciplinas regulares do curso e para as atividades previstas nos projetos de extensão. Dessa forma, os alunos poderão participar de atividades dinâmicas com situações reais e  onde porão em prática o cuidado ao ser humano em sua integralidade e sempre acompanhados por preceptores do próprio corpo docente e prestando serviços a comunidade.

Laboratórios de informática
Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Enfermagem contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
 Alexandre Rocha da Silva Horista  Mestre BACHAREL EM BIOMEDICINA ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DO LABORATÓRIO CLÍNICO
 Andrea Rios Leite Tempo Integral  Mestre
Cassio Castilho Oliveira Faria
Tempo Integral  Mestre
 Eduardo de Freitas Miranda
Tempo Integral  Doutor  Bacharel em Psicologia  Doutor em  Psicologia (UFRRJ)
 Eliana Michele Paviotti Fischer  Horista  Mestre LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA MESTRA EM GENÉTICA EVOLUTIVA E BIOLOGIA MOLECULAR
 Fabiana Machado de Azevedo Abdalla
 Horista
 Fernando Vieira de Abreu Bueno
 Horista
 Fellipe de Freitas Pereira Horista  Especialista ENFERMEIRO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE
 Greice Aparecida Pires de Almeida  Horista  Mestre ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA MESTRE EM ENFERMAGEM
 Karla Beatriz Lopes Baldini

 Horista  Doutora
 Kellem Raquel Brandão de Oliveira Torres  Horista  Mestre  ENFERMAGEM MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA
 Márcia Loureiro Sebold  Horista
 Raphaela Casemiro dos Santos Figueredo  Horista  Especialista  ENFERMAGEM  ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Para o planejamento do curso de Enfermagem/bacharelado houve um cuidado muito especial ao tratar este tema, uma vez que seu objetivo principal é formar profissionais capacitados para Cuidar do ser humano individualmente, na família e na comunidade, desenvolvendo a assistência de forma autônoma, ou em equipe, no atendimento de suas necessidades básicas para torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, com objetivo de recuperar, manter e promover sua saúde.

Na formulação da grade curricular a meta principal foi preparar profissionais com atuação prática educativa, como exige a manutenção da saúde e sua total recuperação. O curso foi montado em 5 anos  sendo um primeiro básico geral mas já sendo apresentado a sua futura profissão com  Processo educacional e Histórico da Enfermagem, e suas  atividades práticas profissionais iniciam desde o segundo ano.

 

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Profa. Andrea Rios Leite
andrea.leite@aedb.brCoordenação de Enfermagem
(24) 3383-9057

 

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