O curso de bacharelado em Enfermagem forma profissional qualificado para atuar no atendimento preventivo, curativo e de emergência da população. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a qualidade do atendimento de saúde, principalmente na rede pública.
A duração do curso é de cinco anos, com aulas teóricas presenciais e aulas práticas, no período diurno, de segunda a sexta-feira e aos sábados, quando necessário.
A partir do terceiro período, o aluno já terá contato com a prática clínica profissional, sempre acompanhado por professores capacitados que o ajudarão na total interligação entre a teoria e a prática, colocando-o frente a frente com sua realidade profissional futura, sempre aproximando as realidades de mercado na área de saúde.
Atributos do Profissional de Enfermagem
O enfermeiro deve estar tecnicamente capacitado para cuidar da saúde do ser humano, sendo capaz de prestar assistência integral, tendo em vista a recuperação, manutenção e promoção da saúde das pessoas, sempre com atenção à qualidade e humanização do atendimento. Espera-se do profissional de Enfermagem que tenha conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de sua profissão.
O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem é bem amplo, podendo atuar em unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados, clínicas, creches, abrigos para idosos e unidades de atendimento de urgência e emergência, em conjunto com outros profissionais da área. Pode trabalhar também como profissional autônomo em atendimento a domicílio ou em consultório, e ainda no ensino e na pesquisa em saúde.
O profissional de Enfermagem tem atuação muito abrangente, podendo prestar assessoria e/ou auditoria para instituições da saúde ou indústrias de produtos farmacêuticos e médico-hospitalares.
O Curso de Enfermagem/Bacharelado terá à disposição 4 (quatro) laboratórios didáticos especializados. A estrutura laboratorial planejada para atender ao curso de Enfermagem das Faculdades Dom Bosco integra o espaço dos “saberes e fazeres” daqueles que estão aprendendo e dos que estão se formando, criando oportunidades de aprendizado com segurança e tecnologia aos graduandos.
Laboratórios de microscopia e de saúde humana
Para aprendizado das ciências básicas da saúde, com equipamentos modernos, de ótima qualidade, adquiridos novos e com garantia de qualidade do fabricante.
Entre os equipamentos figuram Microscópios Ópticos e Lupas Estereoscópicas (com dispositivo para fotografia digital da imagem microscópica) além de peças para estudo de anatomia. Já contam com infraestrutura e tecnologia específicas que serão ampliadas para atender às diferentes necessidades dos cursos.
Laboratório de Habilidades em Enfermagem (em construção)
Destina-se ao desenvolvimento das disciplinas específicas teórico-práticas, que antecedem ao atendimento ao ser humano, diminuindo os impactos psicológicos dos estudantes na hora de realizarem seus procedimentos em Unidades de Saúde e dando, tanto ao professor como ao aluno, suporte de treinamento e simulações de situações nas mais diversas áreas de atuações. Seus Bonecos e partes específicas do corpo, darão a oportunidade de treinamento básico para demonstrações de técnicas, que posteriormente serão executadas em seus campos nas instituições conveniadas, diminuindo as margens de erro e aumentando grau de segurança de nossos alunos. O ambiente foi planejado com objetivo de promover a familiarização do aluno com a realidade que encontrarão durante seu aprendizado na assistência técnica e situacional. Este laboratório, com um ambiente semelhante ao hospitalar e ambulatoriais, com manequins de simulação para procedimentos, é de máxima importância, pois minimiza os impactos psicológicos na hora da execução junto ao paciente, desenvolve a destreza para execução segura dos procedimentos diminuindo o risco de possíveis erros. No planejamento de sua área física, foi levado em conta todas as exigências necessárias para permitir a visualização de um ambiente ideal de assistência.
Laboratório Clínico de Enfermagem – LCE (em construção)
Será usado em procedimentos realizados no atendimento aos alunos e professores o AEDB e a população próxima a instituição, para complementar as ações das disciplinas regulares do curso e para as atividades previstas nos projetos de extensão. Dessa forma, os alunos poderão participar de atividades dinâmicas com situações reais e onde porão em prática o cuidado ao ser humano em sua integralidade e sempre acompanhados por preceptores do próprio corpo docente e prestando serviços a comunidade.
Laboratórios de informática
Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Enfermagem contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.
NOME
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REG. TRAB.
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TÍTULAÇÃO
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FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
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AREA DA TlTULAÇÃO
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Alexandre Rocha da Silva | Horista | Mestre | BACHAREL EM BIOMEDICINA | ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DO LABORATÓRIO CLÍNICO |
Andrea Rios Leite | Tempo Integral | Mestre | ||
Cassio Castilho Oliveira Faria
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Tempo Integral | Mestre | ||
Eduardo de Freitas Miranda
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Tempo Integral | Doutor | Bacharel em Psicologia | Doutor em Psicologia (UFRRJ) |
Eliana Michele Paviotti Fischer | Horista | Mestre | LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA | MESTRA EM GENÉTICA EVOLUTIVA E BIOLOGIA MOLECULAR |
Fabiana Machado de Azevedo Abdalla
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Horista | |||
Fernando Vieira de Abreu Bueno
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Horista | |||
Fellipe de Freitas Pereira | Horista | Especialista | ENFERMEIRO | MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE |
Greice Aparecida Pires de Almeida | Horista | Mestre | ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA | MESTRE EM ENFERMAGEM |
Karla Beatriz Lopes Baldini | Horista | Doutora | ||
Kellem Raquel Brandão de Oliveira Torres | Horista | Mestre | ENFERMAGEM | MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA |
Márcia Loureiro Sebold | Horista | |||
Raphaela Casemiro dos Santos Figueredo | Horista | Especialista | ENFERMAGEM | ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA |
Para o planejamento do curso de Enfermagem/bacharelado houve um cuidado muito especial ao tratar este tema, uma vez que seu objetivo principal é formar profissionais capacitados para Cuidar do ser humano individualmente, na família e na comunidade, desenvolvendo a assistência de forma autônoma, ou em equipe, no atendimento de suas necessidades básicas para torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, com objetivo de recuperar, manter e promover sua saúde.
Na formulação da grade curricular a meta principal foi preparar profissionais com atuação prática educativa, como exige a manutenção da saúde e sua total recuperação. O curso foi montado em 5 anos sendo um primeiro básico geral mas já sendo apresentado a sua futura profissão com Processo educacional e Histórico da Enfermagem, e suas atividades práticas profissionais iniciam desde o segundo ano.
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Profa. Andrea Rios Leite andrea.leite@aedb.brCoordenação de Enfermagem (24) 3383-9057 |
Horário de Atendimento
SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
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