A Associação Educacional Dom Bosco – AEDB este ano celebra os frutos de nosso comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, alinhados aos preceitos do ESG (Environmental, Social, and Governance).
A instituição tem a alegria de anunciar a criação de um mini viveiro nos fundos da Biblioteca, em um espaço privilegiado pela sombra de um Pau Brasil histórico, plantado pelo Profº Antonio Esteves em 5 de junho de 1996, durante as comemorações do Dia do Meio Ambiente.
O Viveiro e Suas Primeiras Ações
O mini viveiro iniciou suas atividades com a alocação de 300 mudas, sendo 80 delas de Pau Brasil. Durante o processo, presenciamos o espocar de sementes sendo lançadas pelo Pau Brasil. Esses momentos inspiradores deram início a uma sequência de colheitas significativas:
Sexta a Domingo: foram colhidas 206 sementes, todas germinadas em sementeiras caseiras.
Segunda e Terça: foram colhidas mais 300 sementes, integralmente doadas ao Horto para germinação.
Quarta: foram colhidas 500 sementes. Parte delas (200) foi germinada em nossa sementeira, enquanto 300 foram doadas ao Horto, que encaminhou as sementes ao Projeto Replantando Vida, um programa da CEDAE focado na ressocialização de apenados por meio de trabalho, capacitação e geração de renda.
Quinta: Mais 400 sementes foram entregues ao Horto, acompanhadas de um cartão de incentivo ao trabalho socioambiental realizado.
Até o momento, um total de 1.406 sementes foram colhidas, das quais muitas já estão germinando em parceria com o Horto. Essa colaboração permite que alunos da AEDB participem de atividades de extensão, aprendendo na prática:
Preparo de substratos: alunos trabalham no preparo e na alocação de mudas em pequenos recipientes nas dependências da faculdade.
Transferência de mudas: quando fortalecidas, as mudas são transferidas para recipientes maiores no Horto, com apoio da dedicada equipe local.
O objetivo da AEDB é expandir essa iniciativa, levando mudas e conhecimento para outras organizações e áreas de conservação, como:
Refúgios de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba e da Lagoa da Turfeira;
Parque Estadual da Pedra Selada;
Parque Natural da Cachoeira da Fumaça e Jacuba.
A AEDB também marca presença nos Conselhos Consultivos dessas regiões, fortalecendo o compromisso da instituição com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.